sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MOAZ (Algés) - 1

Foi por volta de 1991 que na Dinamarca nasceu o movimento informal «Monsters Of Art» (MOA, MOAS, MOAZ).

Não se sabe quando chegou a Portugal este movimento, que assina as paredes com esta sigla, mas em Algés alguns dos grafitis mais antigos datam da passagem do século passado para este.

Nessa altura, eram usadas cores fortes, com alguma simbologia de gosto maçónico onde, obviamente, não se consegue perceber qual o significado do uso destes elementos, ou se apenas se trata de uma aplicação estética desprovida de significado.

Entendemos que, com toda a naturalidade, mesmo que o uso desta simbologia fuja ao seu uso mais “canónico”, ela corresponderá, sem dúvida – cremos – a padrões de integração e de iniciação no próprio movimento.

No início deste século, um grupo, claramente com uma identidade definida, pintou a delimitação de um território com grandes graffitis coloridos. Estas pinturas, em parte ainda hoje visíveis, usam alguma simbologia maçónica na construção de algumas das quatro letras da sigla MOAZ.

MOAZ
(“A” com “rosto” e com uma cruz invertida)

MOAZ
(“A” geometrizado em triangulo invertido, com o olho maçónico)

MAOZ
(inversão do “A” pelo “O”, sendo o “A” novamente invertido, estando também o olho maçónico sobreposto)

A geometrização das letras vai sendo trabalhada de alterada, conforme, não apenas a estética do lettering, mas a simbólica que surge de cada vez numa das letras: cruz invertida / triângulo maçónico invertido, com olho “nostálgico”.






Sem comentários:

Enviar um comentário